Quando pensamos em pecado, muitas vezes associamos a coisas terríveis, como assassinato ou adultério. Mas também há várias coisas mais comuns que são pecado e não agradam a Deus. Só porque acontecem muito não significa que não tem problema. Todo pecado é ruim e devemos nos arrepender e pedir perdão a Deus quando reconhecemos esses erros em nossa vida.

1. Mentira

O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade. Provérbios 12:22

Uma mentira parece uma coisa tão pequena mas é Muito destrutiva! A mentira destrói a confiança e promove a injustiça. A Bíblia diz que o diabo é o pai da mentira, mas Jesus é a verdade. Mentir vem muito naturalmente mas não agrada a Deus e devemos tentar sempre falar a verdade com amor.

2. Indiferença

Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? 1 João 3:17

Em meio à correria da vida, é muito fácil cair na indiferença. Aquela pessoa que está sofrendo do outro lado da rua ou do outro lado do mundo? Não é problema meu. Mas essa atitude é terrível! Não podemos resolver os problemas de todo o mundo mas o mínimo que podemos fazer, enquanto cristãos, é ter compaixão da dor dos outros. A indiferença é sinal de falta do amor de Deus no coração.

3. Egoísmo

Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males. Tiago 3:16

Muitas vezes, o egoísmo vem do mesmo lugar que a indiferença. A luta pela sobrevivência é difícil mas não podemos pensar só em nós próprios. Se Jesus tivesse sido egoísta, todos nós estaríamos condenados. O egoísmo destrói relacionamentos e provoca muitas lutas. Mas quando procuramos o bem uns dos outros, encontramos mais paz e felicidade.

4. Rebeldia

Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria; a arrogância, como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei. 1 Samuel 15:23

Deus detesta a feitiçaria e a Bíblia diz que a rebeldia é igualmente ruim. Quantas vezes queremos fazer as coisas do nosso jeito e não nos submetemos a Deus? Achamos que sabemos o que é melhor e nos afastamos dos caminhos de Deus. Mas isso é uma armadilha mortal, que só traz problemas. Procurar fazer a vontade de Deus é sempre a melhor opção.

Deus não é cruel. Ele não se agrada dessas atitudes porque fazem mal a nós e às pessoas em nosso redor. Deus quer nosso bem! E ele sempre fica feliz quando nos arrependemos de nossos pecados e está sempre pronto a perdoar.

Se você tem cometido algum desses pecados, peça perdão a Deus e ele pode lhe ajudar a mudar.