Palavra do dia

Palavra do dia

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16

Cantinho dos professores- EBD





A CRIAÇÃO (ESCOLA BIBLÍCA DOMINICAL INFANTIL)PLANO DE AULA

COMO O ANO COMEÇOU  E AGORA QUE TENHO MINHA TURMA ENTÃO ESTOU DANDO PARA ELES GÊNESIS , E FALANDO  CLARO DO INICIO , , E FIZ ESTE PLANO DE AULA SOBRE A CRIAÇÃO ESPERO QUE GOSTEM.

PLANO DE AULA

CLASSE : JUNIORES

ABERTURA

*.APRESENTAÇÃO  DA PROFESSORA

*APRESENTAÇÃO DE VISITANTES NOME E QUEM O TROUXE

* CÂNTICO

*BOAS VINDAS (APEC)  (5 MINUTOS)

Boas Vindas Há bem-vindos são, boas vindas pra você! Aleluia
Boas Vindas Há bem-vindos sim, boas vindas pra você!



MOMENTO DE LOUVOR(10 MINUTOS)

* DEUS E BOM PRA MIM (APEC)






* EU NA BÍBLIA CREIO DA APEC







*ALÔ,ALÔ...



VISUAIS ENCONTRADOS NA PAULA BEL.

CÂNTICO CALMO PARA AL CAMAR AS CRIANÇAS PARA COMEÇAR AS BRINCADEIRAS.
ESCOLHI ESSE ; MEU SALVADOR ME GUARDA(APEC).

* BRINCADEIRAS:(10 MINUTOS)

TESTE ALFABÉTICO

FORMAR UM CIRCULO  E UMA PESSOA FICAR DENTRO DO CIRCULO E ESTÁ APONTARÁ PARA UMA QUE ESTÁ NO CIRCULO E VAI FALAR UMA LETRA E A PESSOA ESCOLHIDA TERÁ QUE DIZER UM NOME DE UMA PERSONAGEM DA BÍBLIA  CONTA SE DEZ JUNTO COM AS CRIANÇAS, SE A PESSOA ERAR  ENTRA NO CIRCULO , ASSIM POR DIANTE.

VARIAÇÃO :PODE SE SUBSTITUIR O NOME DA PERSONAGEM POR ANIMAIS , CIDADES PLANTAS TE ACORDO COM O TEMA CENTRAL.


*CÂNTICO CALMO  PREPARANDO PARA A ORAÇÃO:

LEIA A BÍBLIA (APEC)



* ORAÇÃO ( 2 MINUTOS)

*TEMA:  "DEUS FEZ TUDO PELO PODER (ECC) DA SUA PALAVRA"

*VERSÍCULO BIBLÍACO (5 MINUTOS)

" NO PRINCÍPIO DEUS  CRIOU OS CÉUS E A TERRA". GÊNESIS 1:1

*MUSICA REFERENTE A LIÇÃO:

EU USEI ESSA SE PREFERIR PODE USAR OUTRA




*HISTÓRIA  BÍBLICA  (15 A 20 MINUTOS)

*USE SEMPRE A BÍBLIA QUANDO FOR HISTÓRIAS BÍBLICAS.

SOBRE A CRIAÇÃO(GÊNESIS 1) CLIQUE E ESCUTE NO LINK ABAIXO:

http://www.ipda.com.br/nova/criacao.html   ,HISTORIA SOBRE A CRIAÇÃO

VISUAIS PARA CONTAR A HISTÓRIA, TODAS IMAGENS ENCONTRADAS NA NET FIZ UMA MONTAGEM DELAS E FIZ UMAS COM EVA:














*ORAÇÃO: (5 MINUTOS)
*OFERTA:(5 MINUTOS)
EXPLICAR PORQUE E NECESSÁRIO A OFERTA PARA A ESCOLA BÍBLICA


REVISÃO DO ENSINO(15 MINUTOS)

EXERCÍCIOS BÍBLICOS ( PARA MAIORES)

  COMO PERGUNTAS

1)QUEM CRIOU TUDO?
2)O QUE DEUS CRIOU NO PRIMEIRO DIA?
3)O QUE DEUS CRIOU NO SEGUNDO?NO TERCEIRO, QUARTO, QUINTO ,SEXTO E SETIMO DIA?
4)QUEM DEUS FORMOU SUA IMAGEM E SEMELHANÇA?
5)COMO DEUS FEZ TUDO ISSO PELO QUE?

BRINCADEIRAS (PARA MENORES)
COMO DA CADEIRA QUEM ERRAR TEM QUE DIZER O QUE APRENDEU NA HISTORIA.

*ORAÇÃO FINAL(2MINUTOS)

PODE-SE ESCOLHER UMA CRIANÇA PARA ORAR
E FAZER PEDIDOS DE ORAÇÃO.

*DESPEDIDA
DESPEDIDA COM CARINHO PARA AS CRIANÇAS

FRUTO DO ESPÍRITO




MEMORIZAR:


"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei" (Gálatas 5:22 e 23).




















Plano de Aula

Planejamento de Aula
*Assunto: (ex: Moisés)
*Objetivos: (Objetivos que você deseja atingir na sua aula)Ex:
O aluno deverá ser capaz de:
_ Aprender sobre a vida de Moisés.
*Introdução:
_ Lição
(Contar uma história referente ao assunto abordado)
_ Mostrar algumas gravuras de personagens de Moisés.(ou se utilizar de recursos com gravuras para contar a história ou DVD)
_ Comentar sobre a lição.
*Desenvolvimento Provável:
_Explicar sobre a lição (em forma de perguntas)
_Trazer para os dias de hoje como exemplo de servimos a Deus.
_Revisão do assunto:
_Montar 2 ou 3 equipes.
_Montar um painel com os personagens (painel feito com papel bubina e figuras levadas pela professora, cada equipe receberá figurasrepresentando personagens da época e colocarão com a ajuda da professora no local indicado)
Síntese Integradora:
Atividades levadas pela professora.
_Xerox de figuras para pintar (ou Xerox de atividades que se referem ao assunto do dia)
Recursos:
(Quais recursos foram utilizados na sua aula)
Ex: Tv/DVD, revista da escola bíblica, recortes de jornais, papel bubina, figuras de revistas, papel chamex...
Avaliação:
A professora avalia o aluno marcando na folha de chamada.






ATIVIDADES: JESUS






















PRENDEDORES E MURAL DA MAMÃE















































Brincadeiras para Crianças

Forma-se uma roda e uma criança fica no centro da roda com os olhos vendados. Todos deverão girar na roda e cantar “A Alegria esta no coração”. Quando a criança que esta no circulo bater palmas, a roda deverá parar e ele caminhará para a frente e tocar 
no colega para adivinhar quem é.


BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS EBD



1) Varal de Balões


Faz-se dois varais com balões cheios, escolhe 2 participantes, sendo 1 de cada equipe, posiciona-se os participantes com seus olhos vendados, com um material em sua mãe para estourar o balão, quem estourar mais balões, ou estourar todos em menor tempos, será o vencedor.

2) Corrida da colher com (laranja ou batata)

Pega-se uma certa quantidade de participantes ( acritério do Profº), de cada equipe para realização da prova.
Com a colher na boca e com a laranja em cima, mãos pra trás, inicia-se a corrida.
Ganha-se o grupo que realizar a prova sem derrubar a laranja.

3) Sentando no balão

Mesmo procedimento, certa quantidade de participantes de cada equipe.
Cada um tem seu balão cheio nas mãos, corre até a cadeira e senta em cima do balão até que estoure, ganha a equipe que sentar e estourar todos os balões.

4) Corrida do Saco

Essa é muito conhecida. Pega-se sacos grandes de algodão ou lona, vazio.
Escolhe-se a quantidade de participantes das equipes, cada um entra dentro do saco e realizam a corrida.

5) Colocando o rabo do Burrinho

Essa é bem divertida, pega-se alguns integrantes das equipes. Num cartaz com o desenho de um Burro sem rabo, coloca-se na frente da platéia, outro com olhos vendados, e com o rabo do Burrinho em mãos, deve-se ir andando e colocar o rabo no Burro, ganha-se aquele que conseguir colocar o rabo no lugar certo ou ao menos chegar mais perto.
6) Dança da cadeira
Coloca-se algumas cadeiras em forma de circulo de costa umas para as outras, e pega-se alguns integrantes de cada equipe, inicia-se com uma música e deverão andar em voltas dessas com as mãos pra trás, qd acabar a musica devem-se sentar, mas sempre um ficará sem, então vence a equipe em qual o integrante faz parte.

7) Bala na Farinha
Boa também, esconde-se uma bala num prato com farinha de trigo (deve-se usar 2 pratos para divisão das equipes). Os participantes deverão encontrar a bala com a boca, ganha a equipe que encontrar primeiro as balas

8) Descobrindo a Placa
Pega uma dupla de adversários, e coloca em suas costas uma placa com uma palavra referente a história contada, por exemplo, história de Daniel, escolhe a palavra tipo LEÕES, e escreve na placa, de frente um para o outro, cada qual deve-se descobrir oque está escrito, sem deixar o adversário ver o seu. Ganha quem descobrir primeiro.
9) Garrafas que somem
Divertida, poré, deve-se escolher os integrantes que nunca tenha visto essa brincadeira. Pega-se de 5 a 6 garrafas pets vazias, coloca uma atrás da outra deixando mais ou menos um espaço de 90 cm cada uma da outra, e pega-se os integrantes, leva para um lugar onde não verá a realização da prova, chama-se um de cada vez, com os olhos abertos, faz com que o participante ande, dando passos largos para pular a garrafa uma a uma, depois venda-se os olhos, tira as garrafas discretamente para que ele não perceba e faz ele andar pensando ter as garrafas, será muito engraçado vê-lo pulando sem ter oq, mas o objetivo é descontrair o público. Ambas equipes vencem.
10) Varal de versículos
Dois varal de fio de barbante, escolhe um participante de cada equipe, lê o versiculo (não muito grande para não confundí-los), e numa caixa estará palavra por palavra do versículo escrito numa folha de sulfite em forma de roupa, e outras palavras para cumplicar, dá-se o aviso de início e ganha aquele que montar o versículo completo no varal, sem derrubar as peças.



Trabalhos com crianças de 0 à 4 anos



ATENÇÃO, TODAS AS ATIVIDADES AQUI POSTADAS, DEVEM-SE OBSERVAR BEM QUE, OS MATERIAIS E AS BRINCADEIRAS DEVEM-SE TOMAR OS DEVIDOS CUIDADOS, TANTO PARA NÃO SE MACHUCAREM E ATÉ POR COLOCAREM MATERIAIS NA BOCA, OK? DIVIRTAM-SE!!!



Travesseiros de balõesCom uma colcha de face dupla, dessas que se colocam um estofado dentro você pode fazer um grande travesseiro de balões. É só colacar nas colchas diversosbalões de ar (meio vazios para que não estourem) e então as crianças poderão engatinhar e rolar por cima.


Aprendendo a guardar os brinquedos Deixe as crianças guardar os brinquedos que utilizaram na aula. Elas podem pô-los em uma caixa de papelão vazia. Podem por:bolas de papel, algodão, bolinhas, etc. Quando tudo estiver dentro todo mundo canta uma musica e se houver tempo coloca-se tudo no chão novamente e de novo começam a guardar e depois a cantar.


Aventuras para crianças pequeninasUm túnel para as crianças engatinharem por dentro pode ser feito com papelões grandes, cartolinas, diferentes tipos de tapetes, diferentes tipos de travesseiros e bolas, bóias de soprar ou animaizinhos, balões, colchas e almofadados. Experimente você primeiro mostrar para elas como devem agir para brincarem e elas aprenderão rápido. Engatinhar embaixo do túnel, brincar com balões, construir torres com travesseiros, etc. Para o início a utilização de materiais em abundâncias talvez seja exagerada. Comece talvez com alguns papelões e depois ofereça-lhes apenas balões, etc. Uma brincadeira de cada vez.


Música com materiais de casaCaixa de ovos, latas de bebida, colheres, pauzinhos ou hastes de madeira, etc. podem transformar-se em instrumentos musicais. Use a criatividade!


Rolos de papel higiênicoDê a elas alguns rolos de papel higiênico vazios ou rolos de papel de cozinha e elas poderão brincar com eles, fazendo-os rolar, apertando-os, o mais forte consegue até rasgá-os, podem também pisar em cima! Se as crianças forem um pouco maiorzinhas já podem pintar os rolos com tinta de dedo ou ainda colar papéizinhos coloridos que podem ser rasgados em cima


Papelão

Pode-se pintar um papelão com tintas de dedo.Uma caixa de papelão pode virar uma casinha. É só cortar as portas e janelas. Claro que essa caixa deverá ser grande.Com papelão a criança maiorzinha poderá ensaiar recortes (com tesoura sem ponta) e poderá fazer estrelas, ovos de páscoa ( para servirem de móbiles após serem pintados), etc.Lembre-se que quando elas trabalharem com tinta de dedo, devem usar uma roupa velha ou um avental e o chão ou mesa devem estar protegidos com jornal.


Espelho de papel alumínioVocê pode colar uma folha de papel aluminio no chão para que as crianças ao engatinhar olhem para seu reflexo. Os pequeninos gostam de se mirar no espelho.



Locais para aventuras com bebês:São muitos os meios de se proporcionar aventuras para bebês que estão engatinhando. Por exemplo: túnel para bebês- feito com papelões grandes, diferentes bolas e almofadas, bóias, animais de plástico para soprar, “João Bobo”, balões de ar, colchas, etc.Na primeira vez deixe as próprias crianças experimentarem as possibilidades de brincar com os materiais ao seu dispor. Quando elas não souberem o que fazer, mostre-as antes como podem brincar. Engatinhar dentro do túnel, brincar com os balões, construir torres com os travesseiros e almofadas, etc.No início esse material todo é naturalmente excessivo. Talvez seja melhor começar apenas com os papelões por no máximo 1 hora e no próximo instante com os balões, etc.



A LUVA



Luva com sininhos:Adquira uma luva de malha ou lã e pregue em cada dedo pequenos sinos. Se preferir enfeite cada dedo com uma carinha que poderá ser pintada ou bordada. Se quiser aplique pedacinhos de lã para imitar cabelos. Com essa luva você pode iniciar as aulas saudando as crianças como se cada dedo tivesse um nome ou para outras brincadeiras de saudação à turma. Você pode também colar outros materiais nas bordas da luva: Existem músicas infantis que expressam o movimento com as mãos.


Você pode contar histórias como também cantar usando a luva, vai chamar atenção deles e vão gostar com certeza.





Atividades Caim e Abel



Atividades de JESUS















Atividades - A Criação























A VIÚVA





Atividades - Abraão
















ZAQUEU



PESCADORES




Arca de Noé - Atividades para pintar













BOM SAMARITANO


ANA e SAMUEL




DAVI





DANIEL






ESTER



Atividades Jacó

























JONAS



JOSE (Egito)














JOSUÉ



JOÃO BATISTA



MARTA E MARIA


MOISES











OVELHINHAS







PAULO



TORRE DE BABEL






TIMÓTEO



Figuras para contar a História da Criação


Sol, Lua e as Estrelas


Os animais.




As plantas




Adão e Eva









Lembranças Dia dos Pais

Pessoal, agosto está chegando e vem aí o Dia Dos Pais, então coloquei aqui alguns modelos de lembrancinhas.
(Retirei da internet)

















Figuras de Pais para colorir













Lembrancinhas para o Dia das Mães



Achei muito fofo essas lembrancinhas na net e resolvi compartilhar com vcs.











Postar um comentário