Palavra do dia

Palavra do dia

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16

Estudos sobre casamentos

   

10 Dicas para melhorar seu casamento


         Se você deseja melhorar o seu casamento, diariamente precisa tomar atitudes nesse sentido. Veja algumas atitudes que você poderia tomar a partir de hoje no seu casamento. Se cada cônjuge fizer a sua parte, ambos experimentarão uma relação conjugal bem melhor.

  • Trate o seu casamento de forma singular.

        Não existe nenhum outro igual ao seu. É preciso, porém, determinar o que é o casamento e o que queremos do casamento.

  • Jogue fora, de vez em quando, o resto de lixo do seu casamento.

        Nosso problema nesse sentido consiste em juntar até não caber mais, queixas, mágoas, até se tornar insuportável. Viva o seu presente.

  • Ajuste as finanças como um bem comum.

        Aprenda a manusear o dinheiro como sendo da família, e não de um em particular. Cuidado com as ambições e o secularismo. Ponha Deus em primeiro lugar nas suas finanças.

  • Revigore a comunicação familiar.

        Desenvolva o senso de humor como uma necessidade diária. Relembre o seu estilo galanteador, e renove a alegria da sua casa todas as manhãs. Cuidado com o ‘nunca’ e ‘sempre’.

  • Descubra a alegria do lazer familiar.

        Trabalhar é importante, mas não se esqueça do lazer. Passeio com o seu cônjuge ou com sua família. Faça aquele passeio que há muito tempo estão planejando. Descubra formas criativas de lazer na sua própria casa ou na sua cidade.

  • Exercite o diálogo conjugal até o fim.

        Evite o desabafo com vizinhos e colegas. Faça tudo que puder porque o divórcio é muito ‘caro’.

  • Realizem novas luas de mel sem os filhos.

        Use a sua imaginação indo a um lugar próximo ou a um hotel mais barato ou por poucos dias. Desvencilhe-se do excesso de apego aos filhos. Mantenha sempre a diferença entre a relação paterno-filial.

  • Apresente a sua voluntariedade nos serviços domésticos.

         Antes de pensar que é o homem ou a mulher, lembre-se que são uma só carne. Descubra o prazer da ajuda mútua. Isto equilibra as forças de poder e mando e as relações afetivas.

  • Continue incentivando sua relação afetivo-sexual.

        A relação sexual está para o casamento como a calda de ameixa está para o pudim. Em muitos lares é como se o fogo da paixão afetiva já estivesse apagado. Lembre-se dos dias do fogão a lenha, um abano mantinha o fogo aceso e portanto a chama mais duradoura. Contudo a relação sexual depende da felicidade da relação afetiva e permanente.

  • Partilhe com o cônjuge e seus filhos toda experiência do seu crescimento espiritual bíblico.

        Relembre a decisão de Josué e o testemunho de Noé e ponha Deus em primeiro lugar na sua família. Seja um sacerdote como Jó que apresentava seus filhos em oração a Deus porque podiam ter pecado (Jó 1:5). Relembre Deuteronômio 6 e ensine e pratique a vontade de Deus na sua palavra, sem materialismo, farisaismo, hipocrisia ou fanatismo, mas a palavra pura e simples, de Deus.

Autor: Pr Josué Gonçalves
 As Bem Aventuranças do Casamento


1- Bem-aventurado o casal que continua a demonstrar carinho e consideração um com o outro depois que a empolgação dos primeiros anos passou.

2- Bem-aventurados são os casais que são corteses e educados uns para com os outros, assim, como são com os amigos.

3- Bem-aventurado é o casal que possui senso de humor, para que este atributo seja um útil "amortecedor de choques".

4- Bem-aventurados são aqueles que alcançam a paternidade, pois os filhos são herança do Senhor.

5- Bem-aventurados são os casais que se abstêm de bebidas alcoólicas.

6- Bem-aventurados são eles quando amam seus cônjuges mais do que qualquer outra pessoa neste mundo, e que alegremente cumprem seus votos de casamento com uma vida inteira de fidelidade e respeito mútuos.

7- Bem-aventurados são eles quando todos os dias agradecem a Deus pelo alimento diário e juntos se assentam para ler a Bíblia e orar em nome de Jesus.

8- Bem-aventurados são os casais que nunca alteram a voz para dirigir-se um para com o outro, e que fazem do lar um lugar onde palavras desencorajadoras são pouco ouvidas.

9- Bem-aventurados são os casais que reservam tempo para juntos irem ao templo de culto, para adorarem a Deus, e que trabalha junto para a expansão do reino de Deus.

10- Bem-aventurados são os casais que sabem lidar com suas diferenças e resolvem seus problemas de ajustamento sem interferência de parentes.

11- Bem-aventurados são os casais que possuem controle e entendimento acerca de finanças e que conseguiu uma parceria perfeita onde todo o dinheiro está sob o controle dos dois.

12- Bem-aventurados são os casais que humildemente dedicam suas vidas a Cristo e, que constroem o lar, aplicando diariamente o princípio cristão em suas vidas e na vida dos seus filhos, sendo leais, amorosos e não egoístas.

Se você ainda não é casado(a) guarde essa mensagem no coração, para usá-la quando chegar o momento.

Adaptado: Pr. Bertrant Vilanova 
 

 

O Abecedário do Casamento Cristão


Depois de 28 anos de casamento, preparamos essa lista acróstica ("A a Z") de conselhos PRÁTICOS para um casamento que honre a Deus, reconhecendo que, sem Ele, nada podemos fazer (Jo 15.5, Sl 127.1,2).

Abracem seus respectivos papéis de liderança amorosa e submissão respeitosa.

As mulheres sejam submissas a seus próprios maridos, como ao Senhor...Maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja...Cada um de per si, também ame a sua própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite a seu marido (Ef 5.22,25,33)

Busquem desenvolver sua amizade ao longo de suas vidas.

Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão (Pv 17.17)
Como o ferro com o ferro se afia, assim o homem ao seu amigo. (Pv 27.17)

Confiem única e exclusivamente em Cristo para construir seu lar

Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam (Sl 127.1)
Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes em teu próprio entendimento (Pv 3.5)

Desliguem a televisão!

Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará. Longe de mim o coração perverso; não quero conhecer o mal (Sl 101.3,4)

Escutem antes de falar.

O insensato não tem prazer no entendimento, senão em externar o seu interior (Pv 18.2)

Fujam da dívida!

O rico domina sobre o pobre, e o que toma emprestado é servo do que empresta (Pv 22.7)

Gastem tempo juntos nas refeições (sem distrações).

Estas palavras...tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa...(Dt 6,6,7)

Honrem publicamente um ao outro

A esposa respeite a seu marido...Maridos...vivei a vida comum do lar, com discernimento; e tendo consideração para com a vossa mulher, como parte mais frágil, tratai-a com dignidade...(Ef 5.32; 1 Pe 3.7)

Invistam no Reino de Deus e coisas eternas: a Palavra de Deus, a Pessoa de Deus, o povo de Deus

Buscai, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus...(Mt 6.33)

Jamais durmam bravos (guardando mágoas).

Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo (Ef 4.26,27)

Louvem a Deus JUNTOS na igreja

Consideremo-nos também uns aos outros para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações, e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima (Hb 10.24,25)...

Ministrem juntos

Eu e a minha casa, serviremos ao Senhor! (Js 24.15; 2 Co 6.14,15)

Nunca permitam que os filhos, pais ou outros terceiros sejam o CENTRO de suas vidas

Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne (Gn 2.24)

Orem juntos.

Orai sem cessar...orai uns pelos outros...Sois juntamente herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações (1 Ts 5.19; Tg 5.16; 1 Pe 3.7)

Peçam (e concedam) perdão (não desculpas) sempre que alguém erre.

Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta (Mt 5.23,24; Pv 28.13; Tg 5.16)

Quando não conseguem resolver um problema, procurem ajuda!

Como águas profundas são os propósitos do coração do homem, mas o homem de inteligência sabe descobri-los...Na multidão de conselheiros há segurança...Instrui-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria (Pv 20.5;  Pv 11.14; Cl 3.16  multidão)

Respeitem as opiniões contrárias um do outro: se os dois sempre concordarem, um é desnecessário!

Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea (Gn 2.18)

Separem os PRIMEIROS MOMENTOS depois de chegarem em casa para um “Tempo de Sofá”

Vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher, como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, por isso que sois juntamente herdeiros da mesma graça de vida... (1 Pe 3.7)

Tirem a palavra “Divórcio” do seu vocabulário

O Senhor Deus de Israel diz que odeia o divórcio (Ml 2.16)

Unam-se diante dos filhos.

Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne (Gn 2.24)

Vão para cama juntos (no mesmo horário).

Não vos priveis um ao outro,salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e novamente vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência (1 Co 7.5)

Xingar, só cachorro! 

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e, sim, unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e assim transmita graça aos que ouvem (Ef 4.29)

Zelem pelo prazer sexual DO OUTRO, não de si mesmo.

O meu amado é meu, e eu sou dele...A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e, sim, o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e, sim, a mulher. (Ct 2.16; 1 Co 7.1-5)

Autores: Pr. Davi e Carol Sue Merkh




casal feliz

O QUE É NECESSÁRIO PARA UM CASAMENTO FELIZ

Aceitar os princípios da palavra de Deus para o matrimônio
O Cristão deve ter em mente que em tudo na vida deve submeter-se á palavra de Deus, como servo (
Mt 20.25-28), temer a Deus e andar nos seus caminhos (Sl.128).

Submeter-se ao Espírito Santo para obedecer a palavra de Deus
Somente com o poder do Espírito Santo o casal tem condições de obedecer á palavra de Deus com relação ao casamento. Para tanto, precisa do Fruto do Espírito em seu relacionamento, conforme (
Gl 5.22-23). O homem espiritual e a mulher espiritual, que são verdadeiros cristãos, demonstram isso na vida diária: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Havendo essas maravilhosas virtudes do Espírito, o casal o casamento e a família serão felizes.

Casamento Feliz
Com base na palavra de Deus, temos a seguir os requisitos que consideramos mais importante:
*Independência (Gn 2.24)
1) Emocional
2) Domiciliar
3) Financeira

União Espiritual
- Os dois precisam ter as mesmas convicções espirituais (
2 Co 6.14);
- Precisam ter o mesmo comportamento espiritual no servir Deus (
1 Pe 3.7).

União Psicologica
- Refere-se á união dos temperamentos, dos sentimentos, das emoções (
1 Co 1.10);
- Equilíbrio emocional ¨temperados¨ fruto da temperança (
Gl 5.22).

União Intelectual
- Resultante da formação de instrução do conhecimento adquiridos. Se possível, dois devem ter o mesmo nível intelectual aproximados.

União Social
- O casal origina-se de famílias diferentes: pais, sogros, parentes;
- constituem família (grupo social)
- Sociedade Casa – Família – Sociedade
- Aspecto legal (
1 Co 7.39)

União Fisica /Sexual
1) Sua natureza

- Prevista por Deus (
Gn 1.27-28; 2.24)
Não era, nem é e nem será pecado, dentro dos princípios de Deus (
Hb 13.4). 


2) Sua finalidade

- Procriação (
Gn 1.28)
- Ajustamento mútuo entre marido e mulher (
1 Co 7.1-7)
- Satisfação (bem estar, prazer)
Pv 5.18; Ec 9.9 (ver livro de cantares de Salomão)
- Deus valoriza a união sexual entre marido e mulher (
Dt 24.5


3) Como deve ser, no plano de Deus

- Exclusiva;
- Monogâmica;
- Alegre (
Pv 5.18);
- Santa (
1 Pe 1.15; 1 Ts 4.4-8);
- Natural (
Ct 2.6; 8.3);
- Observar o significado do corpo para Deus como: (
1Co 6.19-20)
Templo de Deus, propriedade do Espírito Santo.

União Amorosa

- O marido deve amar sua esposa, até de modo sacrificial (Ef.5.25);
- A esposa deve amar o seu esposo (
Tt 2.4).
Como demonstrar o Amor

- Com afeto, com carinho, com palavras (
Ct 4; Pv 31.29);
- Com gestos, abraços carícias (
1 Jo 3.18; 1 Pe 3.8);
- Fazendo o possível em favor do outro (
Ef 5.25);
- Zelando um ao outro (
Ef 5.29);
O amor é o elo principal do relacionamento entre o marido e a mulher. Se não houver o amor tudo desaba. Este amor deve estar dominado pelo amor Ágape (
1 Co 13).
Respeito

- O marido deve respeitar a mulher (
1Pe 3.7);
- A mulher deve respeitar o marido (
Ef 5.33);
- Um não é maior que o outro (
1 Co 11.11; Gl 3: 26-28).
Comunicação

- É necessário disponibilidade de tempo para comunicação entre casal (
Ec 3.1-8);
- Inimigos da comunicação:
a) Excesso de trabalho no lar, no emprego, na igreja;
b) Desunião (
Tg 3.13-18);
c) Desvio de atenções: Televisão, atividades, amigos.

Entender o conceito de liderança cristão no Lar:
1) O marido é a cabeça (o líder) do casal e do Lar (
Ef. 5.22-23);
2) A mulher é vice-líder, ao lado do marido (adjutora) (
Gn. 2.18; 1 Tm 5.14);
3) A liderança do casal esta sob a liderança de cristo (
1 Co 11.1-3);
Deus < Cristo < Marido < Esposa < Filhos

Podemos entender então, que para ter uma vida familiar e conjugal feliz precisamos cumprir os princípios de Deus de acordo com a sua Palavra.

Que Jesus os abençoe grandiosamente!



Inimigos do Casamento




       São muitos os inimigos do casamento. Sem a pretensão de querer esgotar o assunto, apresento alguns deles.


       TRAIÇÃO - Quando um dos cônjuges, quebrando a aliança e o compromisso firmado perante Deus e os homens, mantém relações sexuais fora do casamento. Falta gravíssima.

       EGOÍSMO - O egoísmo revela falta de humildade e de amor. É quando um dos cônjuges só pensa no seu progresso pessoal, na satisfação de seus desejos e necessidades, sem se importar com os desejos e necessidades do outro.

      EXIGÊNCIA DE PERFEIÇÃO - Quando um dos cônjuges está sempre a exigir do outro perfeição em tudo: saúde perfeita, controles perfeitos, organização perfeita. Não raro essas cobranças são recíprocas. Cada um deve olhar para si e verificar o quanto de imperfeição possui (orgulho, narcisismo, ambição, avareza, arrogância, palavras de baixo calão, obscenidades, conversas tolas, relacionamentos difíceis com pais e irmãos, etc). Os cônjuges devem reconhecer que são duas pessoas imperfeitas num mundo de imperfeições. E que ambos envelhecem a cada dia, e que cada dia num casamento é uma batalha ganha.

       DESAMOR - Todos os desajustes surgidos resultam da falta de AMOR e HUMILDADE. Aliás, onde há amor verdadeiro há humildade. O amor tudo sofre, tudo perdoa, tudo suporta. O amor não muda com a velhice do cônjuge. O amor não se acaba com o passar dos anos; ao contrário, se fortalece. O amor não se exaspera com as falhas do outro. Quem ama verdadeiramente não se cansa de amar. O cônjuge não AMA o corpo esbelto e jovem do outro: ama a pessoa na sua totalidade; o convívio, a sua voz, seu jeito, sua personalidade, suas fraquezas, falhas e virtudes. O cônjuge que ama aplaude o outro nas vitórias e conquistas; ajuda o outro a levantar-se nas atribulações; chora com o outro nas tristezas; alegra-se com o outro nas alegrias. No Lar (diferente de uma casa com móveis e eletrodomésticos) deve haver PAZ e não guerra. Muitos possuem uma casa, mas não têm um Lar. Muitos cônjuges vivem guerreando entre si, quer por palavras, quer por atos, por omissões intencionais, por decisões arbitrárias e unilaterais, por palavras indiretas que ofendem, e em razão de muitas outras coisas. O casamento não se rompe de uma só vez: vai-se definhando lentamente, num passo imperceptível, como uma árvore que vai morrendo aos poucos, ao longo de vários anos de maus tratos.

Autor:  Pr Airton Evangelista da Costa